
Presidente da nação da América Central anunciou seus planos numa conferência nos Estados Unidos.
Nayib Bukele, presidente de El Salvador, anunciou que seu país irá reconhecer legalmente o uso da criptomoeda Bitcoin.
Se o seu plano ganhar apoio do Congresso, a nação da América Central será a primeira do mundo a adotar formalmente a moeda digital.
O Bitcoin poderia, então, ser utilizado para transações junto com o dólar americano, que é a moeda oficial de El Salvador.
Bukele entende que o Bitcoin permitirá aos salvadorenhos que vivem no exterior enviarem dinheiro aos amigos e familiares no país de forma mais fácil.
"No curto prazo, isso vai gerar empregos e ajudar a proporcionar inclusão financeira a milhares de pessoas fora da economia formal", discursou Bukele em uma conferência sobre Bitcoin na Flórida, nos Estados Unidos.
O presidente acredita que a medida pode impulsionar o investimento no país.
Ele ainda disse que enviaria a proposta de mudança na legislação ao Congresso na próxima semana.
Caso seja aprovada, a medida abrirá os serviços financeiros para 70% dos salvadorenhos que não têm conta em banco, calcula o presidente.
A economia de El Salvador depende fortemente de remessas de dinheiro enviadas de outras partes do mundo, que representam cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Mais de dois milhões de salvadorenhos vivem no exterior, mas continuam a manter laços estreitos com seu local de nascimento, enviando de volta mais de US $4 bilhões (R $20 bilhões) a cada ano.
Os serviços bancários disponíveis atualmente podem cobrar taxas por essas transferências, que chegam a levar dias para serem efetivadas.
Muitas vezes, o dinheiro precisa ser retirado pessoalmente, nas agências físicas das instituições financeiras.
"Isso vai melhorar a vida e o futuro de milhões", prevê Bukele.
O presidente não deu mais detalhes sobre como a política funcionaria na prática.
O Bitcoin, uma das criptomoedas mais conhecidas e utilizadas, passou por grandes flutuações de valor ao longo dos últimos anos.
Por ora, a maioria dos bancos centrais do mundo está estudando a possibilidade de desenvolver suas próprias moedas digitais.
Em abril, o Banco da Inglaterra, por exemplo, anunciou que avalia a criação de um modelo financeiro digital que existiria junto com o dinheiro e os depósitos bancários convencionais.
Um passo único e ousado
O jornalista Will Grant, correspondente da BBC no México e na América Central, analisa o que o anúncio de Bukele pode significar:
"O plano divulgado pelo presidente Nayib Bukele tornaria a pequena nação centro-americana a primeira do mundo a adotar oficialmente moeda digital, o Bitcoin.
Seria um passo único e ousado, o primeiro de um país soberano, e isso pode ser um atrativo do governo de Bukele, um jovem líder que sabe usar muito bem as redes sociais e a mídia, é muito popular e preocupa os Estados Unidos com suas tendências cada vez mais autocráticas.